Vou constatar um facto que todos sabemos. Só porque gosto. Só porque me apetece. Simplesmente porque sim: chegou a primavera.
Nada de novo, nada de diferente, apenas uma estação nova que todos os anos temos vindo a conhecer. Pode não parecer (porque olhando pela janela está tudo menos aquele sol primaveril), mas sim, a primavera chegou ao nosso hemisfério. E não falo da prima que podem ter que se chama Vera. Falo-vos de uma das estações do ano.
E agora perguntam-me vocês: porquê?
E eu respondo simplesmente: viajemos até à Índia.
E fiquemos por lá por algum tempo.
E vão perceber o porquê do facto constatado.
O Holi ou o Festival das Cores é uma celebração da religião Hindu realizada todos os anos na Índia e que marca a chegada da Primavera (já começa a fazer sentido!). Também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi é um festival como nunca antes visto. Durante o dia, as pessoas atiram tintas e pós das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música à mistura. Sim, leram bem, tintas e pós. Cores por todo o lado. Uma Índia colorida.
É comemorado no primeiro dia de lua cheia do mês de Phalugna que geralmente calha entre Fevereiro e Março.
Mas mais do que colorir a pessoa mais próxima, as várias lendas associadas ao festival pretendem mostrar a importância do poder da verdade, ajudando as pessoas a seguir uma conduta correcta. No Holi, os inimigos viram amigos. A distinção entre ricos e pobres desvanece. Todos celebram, com um espírito de cordialidade e fraternidade.
Ao quinto dia de lua cheia o festival termina.
As rotinas regressam.
A vida continua: mais um dia, mais um mês, mais um ano.
Mas as memórias ficam.
E as cores também.
Fotografia: Fugas Fotogalerias http://fugas.publico.pt/Fotogaleria/301511_cor-india#1 |
Informações adicionais: http://www.holifestival.org/
Texto por Mariana Cardoso
Imagem : Fugas Fotogalerias
Imagem : Fugas Fotogalerias
Sem comentários:
Enviar um comentário