❝ Here’s to books, the cheapest vacation you can buy.
Deixemos de lado os clichés de Domingo à tarde. É terça-feira à noite e o Parque está cheio de luz. Avançamos sem receio para nos perdermos por entre centenas de livros. As nove da noite do segundo dia da semana útil torna-se o cenário perfeito para fazer a típica visita à Feira do Livro de Lisboa. Um twist na suposta tradição de visita depois do almoço de Domingo. Ideia esta partilhada por centenas de pessoas que fazem com que andar pelos stands e folhear os livros se torne impossível à luz deste dia.
Mas à noite é diferente. Uma brisa quente sopra, e diz-nos que Maio chegou. A vontade de folhear os livros, e quem sabe até mesmo cheirar os mais antigos, é mais que muita. Estes são prazeres possíveis quando se visita a feira num horário menos óbvio. Apesar de estar longe de um deserto, perdemo-nos sozinhos por entre os stands, cedendo ao prazer de dar uma olhadela a todos os livros que queremos. Sem filas, sem multidões e com muito mais oportunidades de descoberta. Quebrar a rotina, mas acima de tudo, aproveitar tudo o que a Feira nos tem para oferecer.
Mais agradáveis surpresas nos esperam na Feira à noite. A "Hora H". Nos últimos 60 minutos antes do encerramento podemos encontrar livros seleccionados com ainda mais descontos, que podem ir até aos 50%.
O conselho, para além da escolha do horário de visita, é o de arranjar um bloco e uma caneta. Anotar as escolhas literárias, pegar no mapa da Feira e tentar riscar todos os títulos da lista antes das doze badaladas. Depois, temos a noite toda. Para ler, ou, talvez que sabe, até dar um salto às esplanadas dos quiosques da Avenida da Liberdade, que lá nos esperam nestas noites de Verão antecipado.
Por Andreia Pedro
Sem comentários:
Enviar um comentário