terça-feira, 27 de março de 2012

O Capricho da Calzone

Uma brisa primaveril leva-nos até à estação dos Restauradores. Ali, escondida por detrás dos cafés americanos, encontramos a encantadora Capricciosa. Tão italiano como o nome lhe sugere, este é um espaço onde se fala um só idioma: o da pizza. Em noites que convidam a estar fora de casa, confrontamo-nos com a difícil tarefa de escolher a mesa. Lá dentro temos um panorama simples, vermelho e branco, acolhedor e que nos recebe bem. Cá fora o eterno cliché da esplanada italiana numa noite amena, em muito pouco atraiçoado pelo cenário tão lisboeta que o envolve. 
À entrada, o chef prepara as pizzas e coloca-as nos fornos atrás de si. Não nos sentimos propriamente numa italiana "Casa di Mama". A Capricciosa é o sinónimo do italiano moderno, bem apresentado e sempre com o seu quê de descontraído. Lembramo-nos do característico "dolce fare niente" , e reconfortamo-nos com a ideia de que, apesar de ser meio da semana, não temos preocupações nesta noite.
Se já tínhamos sido confrontados com a indecisão da escolha da mesa, era cedo dizer que esta se acaba por aqui. Num menu desdobrável um número mais que desejável de pratos espera a nossa escolha. Começamos com as bruschettas, e passamos para o prato principal. Depois da ponderação demorada, por entre das mais de sessenta combinações de pizza ou pasta, decidimos com o óbvio: as calzones. Ficamos assim com leve impressão de que as calzone são a chave de regresso à Capricciosa.
Prolongamo-nos sempre um pouco mais. O ambiente incentiva-nos a ficar por ali, a conversar com os amigos, e a largar umas boas gargalhadas. E, ao som da voz velluto de Norah Jones, nem damos pelas horas passar.
Já cá fora, estamos novamente em Lisboa. Descemos até ao Rossio, ou subimos até ao Bairro Alto. As indecisões ficam por aqui e deixamo-nos levar ao sabor do vento quente lisboeta.



Capricciosa RossioLargo Duque do Cadaval, 17 
http://www.grupodocadesanto.com/pt/capricciosa/restaurantes/Rossio/45/
Tel: 213 432 399
Preço mp: 13,50 euros
Por Andreia Pedro

Sem comentários: