sábado, 3 de março de 2012

Um toque budista

Os budas não ficam bem só na Ásia. É talvez esta a tentativa de José Berardo ao trazer para Portugal uma recriação dos Budas Gigantes de Bamyan. Um toque asiático invade um jardim natural que procura promover uma interacção social e cultural. Jardim da paz, é este o nome do espaço criado por um dos maiores empreendedores dos últimos anos.
Aqui a religião, a etnia, o sexo ou a condição social não interessam. O Buddha Eden tenta ser um espaço de reconciliação e de meditação pessoal. Por entre vastos campos verdes e um grande lago pode-se encontrar desde o Exécito de Terracota, aos Grandes Buddhas.
Cada visitante pode usufruir de uma viagem de comboio ao longo do jardim, por apenas 3 euros. O Buddha Eden possui ainda um Snack-bar e um restaurante que possibilitam aos visitantes desfrutar, por exemplo, de um bom vinho enquanto contemplam a beleza do próprio jardim. 
Percorrer o caminho da paz, é essa a proposta feita por José Berardo aquando do momento da criação do jardim. Apela-se, assim, a um diálogo interior mas também a um diálogo entre culturas distintas. Tal como Saramago diz no seu Ensaio sobre a Cegueira, "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". Cada visita ao Buddha Eden é um olhar pessoal sobre um olhar colectivo. Envolva-se no seu mundo.


Por Nádia Vieira
Fotografia: Flávio Vieira

Informações Adicionais:
Buddha Eden
Quinta dos Loridos
Carvalhal
2540-480 Bombarral

Horários:
Horário de verão: 10.30 às 18.30
Horário de inverno: 09.30 às 17.30

Telefone: (+351) 262 605 240
Telemóvel:  (+351) 91 300 50 87

Email: info@buddhaeden.com
Web:  www.buddhaeden.com




Sem comentários: